quarta-feira, 26 de maio de 2010

O QUE É MEDULA ?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias são as células encarregadas de transportar o oxigênio dos pulmões até as células de todo o organismo e o gás carbônico das células para os pulmões para ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo e as plaquetas são parte do sistema de coagulação do sangue. Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. As células plasmáticas fazem parte do sistema imunológico do corpo e assim como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas são produzidas na medula óssea, sendo liberadas para a corrente sangüínea. Normalmente, as células plasmáticas constituem uma porção muito pequena (menos de 5%) das células da medula óssea.



 A medula é a parte do nosso sistema nervoso central que transporta as informações do cérebro ao resto do corpo e do corpo para o cérebro. É como um sistema de comunicação de rede com dados indo e vindo instantaneamente com informações da sensibilidade, movimento, controle do intestino e da bexiga, etc. 
A medula tem a espessura de um dedo, o comprimento da base da cabeça até o cóccix dentro de uma espécie de tubo dentro da coluna vertebral.

O corpo mexe por ordem do cérebro sobre a comunicação da medula, assim como as informações da sensibilidade (calor, dor, etc) chegam ao cérebro pela medula.
A medula é o canal principal da comunicação do cérebro para o corpo.
A lesão medular é causada por traumas, vírus, tumores e Esquistossomose.

A Recuperação


· Quando há lesão medular o primeiro estado da pessoa é de choque medular que dura semanas ou meses e anula todos os reflexos abaixo do nível de lesão.
· O tempo é a grande resposta da recuperação.
· A reabilitação é necessária e deve ter inicio imediato.
· Os exercícios devem ser orientados ou feitos por fisioterapeutas especializados e com experiência em lesão medular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário