domingo, 25 de abril de 2010

ELEIÇÕES 2010, Pesquisas Eleitorais

Em pesquisas eleitorais, detalhes são fundamentais e a ordem dos fatores altera o produto final, com base em entrevistas e projeções matemáticas e estatísticas.
Os maiores institutos de pesquisa do pais já realizaram pesquisas de intenção de voto para a presidência da república, "Datafolha, Ibope, Vox Populi e Sensus"
Na primeira rodada de pesquisas realizada pelos maiores instituto de pesquisa do pais temos situações bem diferentes.
O Datafolha coloca o candidato José Serra 10 pontos à frente de Dilma Rousseff. A Sensus, informa que essa diferença é de irrisório 0,3 ponto percentual. O Ibope, dono do levantamento mais recente, crava o tucano a 7 pontos da petista. No Vox Populi, a diferença entre os dois encolhe para apenas 3 pontos. Em comum, todos apontam a liderança do candidato do PSDB José Serra.
Essas diferenças levaram o acirramento do PSDB  e do PT.
O PSDB  interpelou o Sensus e reclamou do Vox Populi, ja o PT fez acusações contra o Datafolha e o Ibope
Em um questionario apresentado em uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto Vox Populi, o nome de José Serra aparece invertido "Arres Ésoj do BDSP ", o que gerou muita polémica na cúpula do PSDB,
Segundo a Vox populi o nome de Serra apareceu invertido por um problema no programa de conversão  para PDF.
ate onde os instituto de pesquisas podem manipular pesquisas, as suspeitas de manipulação de números já e comum em ano eleitoral, porem nunca foram comprovadas.
Em Agosto passado, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, em entrevista a revista VEJA, afirmou que o PT não conseguira fazer seu sucessor "DILMA ROUSEFF", a entrevista de Carlos Montenegro gerou uma crise dentro do próprio instituto a diretoria do IBOPE condenou a entrevista e afirmou que tau declarações abalam a credibilidade do instituto.


AGORA VAMOS AGUARDA AS PRÓXIMAS PESQUISAS, E VER OS NÚMEROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário